Sabe aquele piso que parece madeira e que, quando você chega mais perto, percebe algo diferente? Então, esse é o piso vinílico em PVC, cada vez mais utilizado pela facilidade de aplicação, boa absorção de som, beleza e praticidade.

O maior dos benefícios é que ele pode ser usado em qualquer ambiente e existem vários modelos semelhantes à madeira: lisos, coloridos ou estampados. O tipo escolhido depende da decoração que você quer para o ambiente.

Existem pisos específicos para as áreas molhadas – banheiro e cozinha – e para os demais ambientes da casa. É importante prestar atenção no local onde será instalado e adquirir o produto específico para a sua demanda. A aplicação desse tipo de piso em áreas externas não é recomendada.

O piso é vendido por metro quadrado e pode ser adquirido em placas, réguas ou mantas. Estas últimas são mais utilizadas para grandes ambientes como escritórios e grandes salões, já para residências e pequenas áreas, as placas ou réguas são mais indicadas.

Figura 1 – Piso vinílico em réguas.

Como funciona a instalação

Apesar de existirem réguas com encaixe como “clique” que dispensam colas ou adesivos, o mais comum é a preparação da base e instalação do piso com cola a base de água e cimento autonivelante.

Para que ele fique perfeito é fundamental que a base (contrapiso) seja preparada a partir de uma lixação fina do piso. Ela deve estar bem limpa, seca e lisa para um bom resultado final.

Figura 2 – Contrapiso preparado para instalação.

Uma vez preparado o contrapiso, é aplicada sobre ele cola a base de água própria para esse tipo de instalação.

Figura 3 – Aplicação de cola no contrapiso para receber o piso.

A instalação pode acontecer em seguida à aplicação da cola no contrapiso e deve ser cuidado para garantir um bom acabamento.

Figura 4 – Piso sendo instalado.

Uma vez finalizada a instalação, basta fazer a colocação do rodapé e você terá um ambiente transformado, ainda que com os mesmos móveis e decoração.

Figura 5 – Piso finalizado e rodapé instalado. Fonte: Durafloor – Linha City Petra