Além de uma peça essencial para a sala de estar, o sofá também integra a decoração do ambiente. Atualmente, o mercado oferece uma infinidade de modelos, cores e tamanhos. O design de móveis está em constante renovação, pois ao longo da história foi caracterizado pelo uso e pelas culturas. Até os dias atuais somos influenciados pelos povos egípcios, gregos, romanos.

Nos dias atuais, a brincadeira é fazer uma mistura que torne o seu ambiente moderno e elegante. Colocar uma peça como uma poltrona estilo Barcelona em couro já traz um pouco de requinte ao espaço. O algodão, brim, jeans, poliéster, veludo, linho, chenile, courino ou jacquard e suede, são alguns dos acabamentos que garante mais qualidade no acabamento.

O tipo e o tamanho do sofá dependerá de quanto espaço e também do estilo de vida dos moradores. Uma pessoa que gosta de ler, possivelmente vai preferir uma poltrona na sala para esses momentos. O mesmo se aplica àqueles que recebem muitas pessoas, a poltrona pode flexibilizar o espaço por ser mais fácil de locomover. Quanto maior o sofá, maior deverá ser o espaço para não dar a sensação de que o ambiente é apertado. Sofás grandes também são usados em salas com famílias numerosas ou em salas de visita para receber convidados.

A cor do tecido do sofá deverá compor principalmente com as cortinas e tapetes. Se quiser utilizar tecidos estampados, deve-se tomar cuidado para que as almofadas sejam mais lisas e não venham a competir com a estampa do sofá. O uso de almofadas é muito pessoal. Algumas pessoas as utilizam para fins decorativos, outras para fins de conforto pois, como a altura das pessoas varia, dependendo da profundidade do sofá, o conforto fica comprometido em função da estatura.