1 – Por que a pastilha virou moda na decoração da cozinha?

A pastilha sempre foi usada, ocorre que agora são novos revestimentos, com uma variedade maior de cores e modelos. Vidrotil, mistura de materiais com tipologia de pedra e cortes diferenciados com desenhos e alto relevos é o material mais utilizado. A diversidade possibilita dotar o ambiente de acabamentos de acordo com o estilo de decoração pretendida. Com essa nova tendência, a sofisticação que antes era definida pelo roda-pia usado em banheiros e cozinha, agora já possibilita o uso em churrasqueiras, e outros ambientes. As possibilidades de uso das pastilhas também foram ampliadas.

 2 – Qual a diferença entre adesivo ou pastilha? É fácil de instalar?

Depende da intenção da decoração, do preço e do revestimento existente. O adesivo é indicado quando já existe azulejo na parede e não há a intenção de substituí-lo ou quebrá-lo. Nestes casos, o adesivo é indicado e pode ser colocado sozinho, salientando que próximo às áreas molhadas não é interessante, pois corre o risco de cair com o tempo. As pastilhas, apesar de mais caras, atendem a demanda onde não há problema de quebradeira e as áreas são muito próximas da pia. Nesse caso, deve-se procurar um profissional para fazer a instalação.

Crédito imagens: Ornato Arquitetura

3 – Há critérios para a escolha das cores?

Não há regra para escolha das cores. A regra é definida pelo estilo de decoração que se pretende. A pastilha não deve destoar das cores do ambiente, mas sim compô-lo.

4  – Qual a durabilidade? Se eu enjoar é fácil tirar?

A durabilidade das pastilhas é grande, como qualquer revestimento cerâmico. Somente haverá problemas de conservação se forem colocados adesivos. A remoção da pastilha é mais difícil porque o material adere à superfície da parede. É necessário quebrá-lo para retirada.

Crédito imagens: Ornato Arquitetura

5 – Qual o tamanho o adesivo ou a composição de pastilhas deve ocupar?

O tamanho varia de acordo com a intenção da decoração. Cabe salientar que os tamanhos vendidos no mercado são padrão, sendo possível utilizar uma ou duas faixas de pastilha conforme o tamanho da parede e necessidade do cliente.

Crédito imagens: Pinterest