A escada deixou de servir apenas como transporte de um andar para o outro. A arquitetura moderna permite que ela seja tanto o elemento central de um ambiente quanto passar despercebida no espaço. O tipo de escada dependerá dos ambientes que está ligando e suas funções. Para auxiliar na decisão sobre o que fazer com ela na sua casa, selecionamos e respondemos cinco dúvidas mais comuns:

Com que tipo de material a escada pode ser construída?

Os materiais são os mais diversos, a escolha dependerá do tipo de decoração do ambiente onde a escada está e do uso dela. No caso de uma sala de estar, por exemplo, poderão ser usados materiais como madeira e mármore. No caso de um bar ou restaurante, escadas metálicas são mais comuns.

Colocar vidro na escada faz sentido?

É possível, e pode ficar muito bonito. Porém, a sensação de vidro nos patamares da escada poderá gerar mal-estar em algumas pessoas. No entanto, seu uso como guarda-corpo, associado a peças de metal, além de dar segurança, traz leveza.

Que tipo de objetos é possível colocar nela sem ficar over?

Se a largura da escada for grande, é possível a colocação de objetos em alguns patamares. Porém, é importante que os mesmos não interfiram a circulação para não gerar acidentes. Para minimizar essa possibilidade, uma sugestão é fazer o guarda-corpo da escada vazado e colocar os objetos embaixo dele.

Dá pra usar o espaço embaixo da escada?

É cada vez mais comum o aproveitamento do espaço abaixo da escada e sua transformação em estante, escrivaninha e até mesmo utilizar essa área para colocar uma escultura ou um jardim. Essas possibilidades serão determinadas pelo formato da escada.

Quadros nas paredes ao lado da escada favorecem a decoração?

Podem fazer sentido se o ambiente for grande e a escada for larga. Caso contrário, há o risco de poluir o ambiente e também de ocorrer um esbarrão nos quadros durante a circulação de pessoas.