Pequeno, grande, com foto, com frase, só a moldura. Os quadros são o principal objeto de decoração e, se usados adequadamente fazem toda a diferença no ambiente. Selecionamos quatro dúvidas principais e as respondemos para lhe ajudar na composição:

 

1 – Há formato ideal de quadro para ambiente ou espaço?

Não. Tudo vai depender do tamanho da parede e da decoração do ambiente. O quadro deve ser proporcional à parede onde será colocado, no caso de mais quadros. Eles não precisam ter o mesmo tamanho, mas devem ser alinhados de alguma forma, pela parte superior ou inferior.

2 – Qual o critério para escolher as imagens?

Trata-se de uma questão estética, e dependerá do gosto de cada um. No entanto, cabe salientar que, no caso de séries de pintura ou gravura, as mesmas deverão ser agrupadas para valorizar o artista e a mensagem a ser passada. Ou seja, se você escolher uma série de gravuras, é importante que as imagens dessa série estejam agrupadas O mesmo se aplica a pinturas, caso elas componham uma série, os quadros deverão estar juntos e na ordem concebida pelo artista.

3 – As molduras precisam combinar em formato e cor?

Não há grande necessidade de combinação de formato e cor das molduras. O principal é verificar se as mesmas estão esteticamente agradáveis entre si e no ambiente em que estão inseridas. Se você for usar quadros em duas paredes de um mesmo ambiente, é importante que eles estejam alinhados também.

4 – Qual o espaço que os quadros podem ocupar na parede?

Essa questão varia de acordo com o tamanho da parede e do pé direito do ambiente. A ideia é que possa haver um equilíbrio entre as áreas de paredes ocupadas por quadros e as áreas de espaços vazios. Não ocupar toda a parede, nem colocar um quadrinho pequeno em um grande espaço porque ele ficará imperceptível. Salienta-se que os móveis e a decoração do ambiente deverão se considerados para a escolha dos retratos.

À esquerda, alinhamento inferior entre os quadros e, à direita, alinhamento diagonal acompanhando a inclinação da escada. Crédito imagens: Casa Vogue (esq.) e Pinterest (dir.)