espelho tende a ampliar o espaço e pode contribuir com a iluminação natural, ao refletir a luz que entra por janelas ou portas de vidro. Mas qual o tamanho certo? Como fixar?

Nossa equipe de arquitetos reuniu três principais dúvidas e as respondeu com o objetivo de ajudar na hora da escolha:

1 – Qual é o tamanho certo?

O tamanho do espelho vai variar de acordo com o tamanho do espaço. No entanto, a função dele deve ser levada em consideração na decisão. Se o espelho tem apenas fins decorativos, o tamanho deverá compor harmoniosamente com os demais objetos da decoração. Porém, caso o objetivo seja a ampliação do ambiente, o tamanho poderá ser maior. Vale ressaltar que a proporção do espelho deverá levar em conta o formato do cômodo para não dar o efeito contrário.

2 – Em que ambiente o espelho pode ser usado?

O ideal é compor com o espelho e não fazer ele competir com os demais objetos da decoração. Ele é muito utilizado no hall de entrada para ampliar o espaço. Na sala, para complementar a decoração (e ampliar o espaço se for necessário). Já no quarto, o espelho pode ser usado para ampliar o ambiente, como elemento decorativo ou em ambas as funções. Neste espaço, são comumente utilizados na porta do armário para permitir que a pessoa possa se enxergar de corpo inteiro enquanto se arruma. Da mesma forma, no banheiro o espelho tem as funções utilitária e decorativa e geralmente fica nas proximidades da pia.

3- Qual o método ideal para fixação?

Varia de acordo com o tamanho e ambiente onde será instalado. Grandes peças serão fixadas por meio de adesivos. Peças menores poderão ser fixadas com suportes presos por pregos (suspensos no mesmo sistema de um quadro).

No Feng Shui, o espelho é utilizado para harmonizar as energias do ambiente, podendo contribuir para o equilíbrio energético. Porém, ele pode ter o efeito contrário se for utilizado de maneira equivocada. O espelho corresponde ao elemento água e sua presença significa prosperidade e reflexo de energias. Não é aconselhável colocar ele diretamente voltado para a porta, pois refletirá para fora todos os tipos de energia.