Historicamente, a origem do estilo moderno do espelho ocorreu há cerca de 200 anos, quando o químico alemão Justus von Liebig teve a ideia de aplicar uma camada fina de prata em um dos lados de uma chapa de vidro fino e claro. Mesmo assim, já vendiam o acessório, feito com vidro vulcânico, há pelo menos 8 mil anos, segundo cientista Dr. Jay Enoch, nos povos da Anatólia – atual Turquia .

O espelho também se tornou famoso historicamente quando o Rei Sol Luís XIV colocou no Palácio de Versalhes espelhos Venezianos, sendo eles os mais encomendados em toda a Europa por serem os mais famosos em técnica e reflexão.

O uso do espelho na arquitetura de interiores, é recente. Ele tem papel coadjuvante e funcional no ambiente. Na decoração, quando usá-lo? Over ou chiquérrimo?

Tire suas dúvidas:

Caro ou barato?

O preço do espelho prata comum inicia com o valor de R$250,00/m² variando conforme forma tamanho, espessura de vidro, acabamento liso ou bisotado, espelho prata, bronze ou cobre.

Qual medida usar?

O espelho serve  como um elemento que complementa a decoração. Pode ser colocado em destaque ou complementar o ambiente, o importante é cuidar na harmonização. Serve para paredes inteiras com o objetivo de ampliar o ambiente. Com esse objetivo, fica bem em halls de entrada por exemplo. Se colocado em local onde bate iluminação natural, contribui para a luminosidade do ambiente. Também pode ser utilizado em tamanhos menores, com molduras em uma composição na parede. Ampliar o espaço é uma das suas principais funções. No caso de um ambiente com pé direito alto, os espelhos verticais são mais indicados. Em se tratando de ambientes com pé direito baixo e com mais comprimento, o espelho horizontal é o ideal na composição do espaço.

Instalação fácil?

Ocorre por meio de adesivos ou através de parafusamento, molduras, presilhas e botão. O tipo de instalação vai depender do tipo e forma do espelho a ser colocado, e do efeito que se busca  na decoração.

Em que peça fica melhor?

Pode ser usado em qualquer cômodo, desde que consideradas as características e os demais componentes da decoração. Hoje como a concepção de ambientes integrou sala e cozinha em apartamentos e casas, é indicado para dar elegância e amplitude em sala de jantas coma a composição de espelhos bisotados com formas quadradas, losango, redondos, ai vale a criatividade do profissional.

Indicado para o ambiente de trabalho também?

Pode ser usado na composição de móveis, fundos de prateleira para valorizar a decoração do espaço e recepções. Na área de trabalho, não é muito aconselhável.  O reflexo de pessoas trabalhando pode alterar a energia do ambiente e deixar que fica no local mais irritado ou cansado.

Fonte: Pinterest.