Viver bem sempre foi uma premissa de toda sociedade, ainda mais nos dias de hoje em que se tem acesso a toda informação e compra de qualquer material ou acabamento que se deseja.

O profissional de arquitetura resolve os problemas e dá soluções adequadas a qualquer tipo e bolso, propondo primeiramente uma reorganização espacial e transformando da melhor forma possível os espaços internos e externos de forma prática e aconchegante. Aquela expressão de nosso colega arquiteto Mies Van Der Rohe “Menos é Mais” é sempre um bom começo.

Nesta casa localizada em Florianópolis o proprietário pediu reforma integral, paisagismo e decoração de alguns ambientes.

Sala de TV (Antes).
Sala (Antes).
Sala de TV (Depois).
Sala (Depois)
Sala de Tv (Depois).

A obra foi dividida em etapas conforme a base orçamentária. Foi feita toda atualização de hidrossanitária, ar condicionado, elétrica, TV e ajustes de alguns ambientes, deixando o uso de espaços ociosos mais funcionais e trocando alguns acabamentos da casa. Neste processo, a troca de forro de madeira por forro de gesso acartonado é uma primeira dica, pois, com pé direito baixo, a madeira deixa o ambiente menor e escuro.

Outra dica é clarear os ambientes com cores claras e efeitos de iluminação, possibilitando inúmeras configurações de decoração e acabamento. Observe que a sala de televisão ganhou um tom mais claro com a readequação dos móveis, troca da porta de entrada e mudança no teto.

Sala de jantar (Antes).
Sala de jantar (Depois).
Sala de jantar (Depois).
Sala de jantar (Depois).

Na sala de jantar, também houve a readequação dos móveis que o proprietário já tinha. Utilizamos quadros que antes estavam espalhados pela casa para fazer uma composição na parede principal. A luminária ganhou mais destaque com o teto de gesso e mais claro.

O que temos que entender é que, com qualquer orçamento e com a ajuda de um profissional é possível deixar qualquer espaço agradável. Muitas vezes o proprietário não tem fôlego para fazer a execução de um projeto completo, mesmo assim pode-se, com coordenação correta, priorizar as demandas de primeira necessidade e com os próprios móveis e decoração da casa, transformar qualquer ambiente.

Quarto casal Antes (esquerda) e Depois (direita).
Lixação de piso de taco de madeira e aplicação Sinteco.
Biblioteca (Antes).

Na biblioteca o processo foi o mesmo, lixação do piso, lixamento e pintura do mobiliário, troca de forro , pintura geral e tudo fica diferente. Veja aqui as imagens externas das casa antes e depois da reforma

Biblioteca (Depois).