Descrição do projeto

Situados na Rua Henrique Valgas no Centro de Florianópolis – SC, os antigos galpões pertencentes a sociedade Carl Hoepcke & Cia faziam parte de um complexo de fábricas que compunham uma das maiores empresas de navegação do sul do país.

As primeiras fábricas foram criadas em 1896 localizada no antigo Cais Rita Maria composto incialmente por 4 Galpões, mais tarde adicionados mais 2 unidades com tipologia arquitetônica industrial com a simetria na composição das fachadas e aberturas em arco pleno.

A Fábrica de Pontas como era conhecida funcionava na produção de pregos cortes, sala de burnição, arames, pacotes de papel e caixas de madeira para embalar os seus produtos. Em conjunto funcionou também em 2 unidades a Fábrica de Gelo.

Depois de anos o faturamento cai em virtude do mercado e maquinário obsoleto e fábrica vai ao fechamento em 1980 e todo complexo é fechado em 1981.

Hoje o complexo conta com dois edifícios comerciais, uma antiga casa do final do século XIX e os Galpões com área de A=1.977,69 m² que estão sendo restaurados para se transformarem em um grande ponto de entretenimento e encontro de pessoas com o comércio de alimentos e gastronomia, o novo espaço Armazém Rita Maria em homenagem ao cais.

A obra contou com uma equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros, paisagistas, construtores e toda a família Hoepcke.

[/fusion_text]