Descrição do projeto

O Edifício Harmonia Lyra surgiu com a necessidade de uma sede cultural para abrigar as manifestações artísticas da Sociedade de mesmo nome.  Para tanto, no ano de 1927 é aprovado na Prefeitura o projeto de construção do Edifício Harmonia Lyra, que passaria a abrigas as sedes social e cultural da Sociedade Harmonia Lyra.

O Edifício é composto de dois blocos (antigas sedes social e cultural), um deles abrigando o teatro e o outro as dependências de apoio ao teatro e espaços para recepção e eventos.

No ano de 2015, com recursos obtidos a partir do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura – SIMDEC foi desenvolvida a primeira parte do projeto de restauração do Edifício Harmonia Lyra, contemplando o prédio que abriga o teatro.

O projeto prevê a recuperação do edifício e seus materiais constitutivos, bem como a modernização das instalações e equipamentos e a implantação de novos acessos ao fundo de palco, nova área de coxias e camarins.

A partir de prospecções e estudos realizados, o mezanino também sofrerá alteração, recuperando sua configuração anterior à atualmente existente.