O telhado verde é uma solução ecológica adotada, durante ou após a concepção de um projeto, propondo soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, que não agridam o meio ambiente, com melhor conforto térmico além de utilizar materiais e técnicas que garantam uma maior eficiência energética, melhorando a qualidade de vida dos moradores/usuários.

TELHADO VERDE

Os principais benefícios do Telhado Verde são: aumentar o conforto térmico, regular a umidade do ar ao redor da edificação, contribuir para a filtragem do ar, permitir a retenção de água da chuva para reuso e melhorar o isolamento acústico.

Instalados em coberturas de casas e edifícios, permitem a  implantação de solo e vegetação em uma camada impermeabilizada sobre as construções. Os custos desta aplicação  podem variar consideravelmente de acordo com o sistema adotado e a mão de obra disponível, mas já existem empresas que fabricam módulos que facilitam a implantação  e tornam a escolha mais viável.

A cobertura verde pode ser de dois tipos:

O mais econômico e que requer menores cuidados é o Extensivo. Com plantas simples que geralmente crescem de maneira natural, tem no máximo 8 cm de espessura, o que requer uma mínima manutenção, não suporta tanta carga de águas pluviais.

EXTENSIVO 1 E 2

A segunda variedade de telhado verde é o Intensivo. Mais espesso e suporta uma maior variedade de plantas, desde árvores até todo tipo de plantas pequenas, no entanto é mais pesada e exige maior manutenção. A espessura mínima de instalação é de 20cm, Deve-se existir um cuidado especial na consideração dos cálculos estruturais e o tipo de flora que tem que ir de acordo com o clima e a zona onde se localiza a edificação.

INTENSIVO 1 E 2

O projeto sustentável é mais barato e útil a médio ou longo prazo, por fazer a síntese de diversas gestões como águas, energia, resíduos, alimentação ou até atmosférica. Na hora de construir o projeto, certamente haverá um custo, e esse preço será compensado pelo retorno de se utilizar o próprio sistema da natureza. Em termos de investimento, pode ocorrer uma variação a partir dos detalhes de cada projeto e, por isso, não é possível definir um valor exato da obra.