Revestimentos de parede dão personalidade aos ambientes, valorizando os móveis e a decoração já existentes. Porém, para não errar na mão, é importante considerar as cores e texturas presentes no ambiente que se quer trabalhar. Também vale avaliar a função e a sensação que se pretende transmitir.

Papel de parede

É versátil, pode ser encontrado em diversas cores e estampas e ainda é fácil de aplicar, limpar e remover. No mercado, pode ser encontrado com estampas e texturas diversas, proporcionando maiores possibilidades na hora de combinar esse revestimento com a decoração do ambiente.

Papel de parede aplicado em reforma de quarto. Conheça o projeto aqui.

Pedra

Indicada para praticamente todos os tipos de ambiente, a pedra pode ser usada nas áreas externas e internas, trazendo sofisticação ao espaço. Está disponível em formas e aplicações diversas, variando em tamanho, cores e acabamento.

Revestimento de parede em pedra portuguesa branca. Fonte: http://www.decorpedras.com.br/

Cimentício

Duráveis e de fácil manutenção, o revestimento cimentício é uma opção moderna em função das possibilidades de formas em relevo e profundidade que apresenta. Pode trazer rusticidade, sofisticação ou modernidade conforme a padronização escolhida para o ambiente. Uma atenção especial deve ser dada à instalação. Uma boa colocação é fundamental para que seja possível proporcionar a sensação desejada com o uso de revestimento cimentício compondo a decoração de um ambiente.

Revestimento cimentício em relevo. Fonte: http://www.artedacasa.com.br/

Madeira

Recurso renovável, a madeira traz aconchego para um ambiente e, apesar da rusticidade em função de ser um material natural, também pode dar um ar clássico ou mesmo moderno à decoração, de acordo com a composição escolhida como revestimento. No mercado podem ser encontrados painéis e placas em madeira possibilitando uma variação incrível de cores e formas.

Ambientes com paredes revestidas em madeira. Fonte: http://casaeconstrucao.org/

Cerâmico

Versatilidade e variedade são temos aplicáveis ao uso de revestimento cerâmico. As possibilidades são muitas pois pode ser utilizado em áreas externas e internas, independente do ambiente em que será aplicado. Atualmente, podem ser encontrados no mercado revestimentos cerâmicos texturizados se assemelhando a vários outros materiais como mármore, madeira, pedra, argila, entre outros. Se quiser saber mais sobre pisos cerâmico, dá uma olhada nesse artigo sobre tipos de porcelanato.

Parede com revestimento cerâmico e tipos de revestimento. Fonte: http://www.portobello.com.br/

Essas são algumas das opções. O mercado oferece uma infinidade de modelos, texturas e estilos. Certamente você encontrará uma opção que caiba no seu bolso. Está em dúvida sobre as cores na sua decoração? Dá uma olhada aqui.