Nossa dica é o trabalho com o revestimento de ladrilho hidráulico. O material que é retratado como uso no século IV (DC) em grande escala no período de domínio do Império Bizantino propagado para Europa e Ásia nos Castelos, Palácios e grandes monumentos arquitetônicos ao longo dos séculos.

 No Brasil, as peças eram importadas da Europa. As primeiras fábricas vieram com o conhecimento dos mestres de ofícios Italianos no século XIX. Eles divulgaram em todo país. Este material de grande capacidade estética é caracterizado pela sua produção artesanal a partir de moldes de ferro com uma infinidade de desenhos, formas e cores, mais comuns em tamanhos de 20x20cm. É chamado de hidráulico pelo processo de cura pela água, e não pela queima como acabamentos cerâmicos.

Ladrilhos Hidráulicos Tinoco – Olinda-PE – https://www.facebook.com/ladrilhostinoco

O assentamento é feito por meio de argamassa colante e nivelado por martelos de borracha, para não trincar a peça. A junta é seca sem espaçador entre as peças.

Na arquitetura de interiores os ladrilhos hidráulicos podem ser usados em áreas externas e internas. Em um projeto executado em Blumenau (veja nas fotos abaixo), o material foi colocado em uma área de porão que estava inutilizada. O espaço foi transformado em uma aconchegante adega para degustação de vinho e convidativo para boas conversas a noite adentro. No piso utilizamos um emolduramento de tábua de madeira e bordas internas do próprio ladrilho, compondo com desenhos mais uniformes na parte interna do quadro, sempre mesclando com as cores, materiais e formas do mobiliário decorativo. Para conhecer mais sobre esse projeto, clique aqui.

Antes e depois da colocação de ladrilhos em casa em Blumenau

A manutenção dos ladrilhos é bem simples. Após o piso instalado, é aplicada uma resina específica para este material à base cimentícia. Depois disto a limpeza é feita com um pano úmido e produto para pisos. Simples assim.

Antes e depois da colocação de ladrilhos em adega

Colocação de ladrilhos em adega.

Colocação de ladrilhos em adega.